Pódio, Medalhas e Amputações.
24 Maio 2020

Você sabe quais são as principais causas de amputações no Brasil? No país em torno de 70% das amputações são decorrentes do diabetes mellitus, os outros 30% ficam por conta de tumores ósseos, amputações traumática, infecções generalizadas, problemas vasculares e malformações  congênitas. Com isso podemos perceber o quanto é importante cuidarmos da nossa saúde antes e após as amputação, e uma das formas de fazermos isso é através da atividade física e esporte, e assim surgem vários paratletas.

Temos valentes atletas que correm, nadam, pulam, arremessam,  treinando para chegar ao mais alto nível do esporte e um dia ser campeão. Alguns de muletas, outros de próteses ou até mesmo em cadeiras de rodas. E também existem os guerreiros dos tatames, que encaram dentro da arena o sonho  de chegar ao parajiujitsu mundial. Todos os atletas  lutam contra as adversidades, porém, certamente já se eternizaram campeões na vida. 

A tua historia não é diferente de outras, todas tem em comum muita superação, resiliência e força de vontade e isso fica claro quando caminhamos até a arena de combate. Já competimos no met 01, 02, 03, 04, 05 e 06, mas ainda faltam atletas para competir no met 07 e 08, e podermos presenciar o tatame cheio de paratletas lutando ao mesmo tempo, mas certamente conseguiremos. 

Entre medalhas de ouro, prata e bronze, escondem-se verdadeiras biografias, que nos emocionam e incentivam, não citaremos nomes, pois todos eles são iguais, sonhadores que amam o combate e a sensação da vitória. Para muitos não importa subir no pódio mas simplesmente entrar no tatame. E o que se torna mais valioso em tudo isso, é estar lutando e inspirando outras pessoas, isso se chama parajujitsu.



Autor: José Carlos dos Santos Alves & Duda Santos