O que te faz especial? O que torna algo especial?
21 Janeiro 2020

Malformações congénitas (no Brasil grafa-se congênita) podem ser definidas como "todo defeito na constituição de algum órgão ou conjunto de órgãos que determine uma anomalia morfológica estrutural presente no nascimento devido à causa genética ambiental ou mista" (OPAS, 1984)[1]. Essa definição abrange todos os desvios em relação à forma, tamanho, posição, número e coloração de uma ou mais partes capazes de ser averiguadas macroscopicamente ao nascimento, segundo Freire-Maia (Freire-Maia, 1976) [2].

Bem, agora que você entendeu leia mais uma classificação funcional beneficiada com o ParaJiu-Jitsu. O depoimento a seguir é de Kelvin Clay Fonseca, faixa marrom de Jiu-Jitsu, de Valparaíso de Goiás. Veja sua linha de raciocínio sobre o ParaJiu-Jitsu.

“O que te faz especial? O que torna algo especial? Desde criança eu ouço que sou especial, outras crianças com alguma deficiência também ouviram e ouvirão a mesma coisa porque o adjetivo de especial pode ser infinitamente definido como quiser, pois, tem um significado particular. Ser especial para mim é evocar coisas boas para o mundo, na forma que você veio ao mundo para que possa melhorar a vida do próximo só com a sua existência porque você é especial. Por anos eu não tinha ideia do meu propósito ao mundo, mas a vontade de me desafiar mostrou o caminho que eu poderia seguir, o esporte, o esporte me deu um propósito nesse mundo, eu poderia mudar a vida de muitas pessoas só lutando ou treinando o meu esporte, o Jiu-Jitsu. Por que não? o próprio esporte estava mudando a minha vida, por eu ser especial as mudanças que o esporte me trouxe influenciaram todos ao meu redor. Principalmente com a chegada do Parajiu-Jitsu, onde 1 se tornou centenas, influenciando o mundo de forma positiva e forte, mudando vidas diretamente. O que é o Parajiu-Jitsu? É a forma especial do Jiu-Jitsu, amplificada e definida para mudar vidas"

Autor: