O deputado federal Coronel Assis (União-MT) vai presidir na próxima terça-feira (25/06), na Câmara Federal, uma Sessão Solene em homenagem aos paratletas que integram a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP). A solenidade contará representantes de todo o país que integram essa modalidade esportiva.
Com a perspectiva de muito em breve incluir o Parajiu-jitsu nas Paraolimpíadas, a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP) já transformou a realidade de milhares de pessoas no Brasil e no mundo mostrando o poder integrador do esporte e sua capacidade de inclusão. O Parajiu-jitsu se destaca como a modalidade mais inclusiva do paradesporto, abrangendo 29 categorias de deficiências, seja sensorial, auditiva, visual, intelectual, psicossocial ou múltipla.
A FBJJP foi fundada em 2017 no município de Canarana - Mato Grosso (distante 652 km de Cuiabá), e com forte atuação em Barra do Garças (distante 519 km de Cuiabá), onde mora seu presidente, o professor Elcirley Luz Silva, que junto com seus alunos têm realizado um trabalho de visibilidade e transformação social ao redor do mundo, levando o esporte a todos os continentes.
Elcirley junto com Mário Edson são os idealizadores do Parajiu-jitisu como modalidade esportiva em competições. Só em Barra do Garças, mais 800 pessoas já foram impactadas de forma positiva pela atividade da FBJJP. Os paratletas da federação já competiram em 48 países, como Emirados Árabes Unidos, Japão e Estados Unidos.
Hoje são mais de 1,5 mil membros da FBJJP em todo o Brasil, sendo que a Federação Brasileira é a idealizadora da Federação Internacional presente em 46 países.