Com tudo que está acontecendo no mundo e em nossas vidas...
12 Junho 2020

Com tudo que está acontecendo no mundo e em nossas vidas, as rotinas e os esportes, foram mudados drasticamente, entre eles principalmente os esportes de muito contato como o nosso Jiu-jitsu e Parajiujitsu. Todos nós planejamos nossas competições, que infelizmente tiveram que ser canceladas, adiadas, remarcadas para um futuro incerto. Todas as academias tiveram que ser fechadas, é claro que tudo para preservar e cuidar da saúde e da vidas das pessoas, dos atletas e seus familiares. 

Mas, como é tipico dos praticantes de artes marciais, dos jiujiteiros(as)  adaptações foram essenciais, e os donos dos dojôs, representantes de equipes, e profissionais começaram a criar técnicas de treinamento online para que os praticantes não ficassem sem treinar. Como modelo, podemos citar a equipe Gracie Barra, situada em Barra do Garças no Mato Grosso, liderada pelo professor Elcirley Luz silva @elcirleybjj , que desenvolveu técnicas e ensinamentos com o uso de ferramentas encontradas dentro de casa, como cadeiras, vassoura, podendo simular um drills e assim continuar com os treinos em casa. Podemos citar também o professor Leo Popeye @leopopeyebjj  do Rio de Janeiro RJ, e membro da FBJJP, que começou a trabalhar a parte lógica e educacional do jiujitsu através de aulas semanais desenvolvendo curiosidades simples mas muito importantes como as cores dos kimonos autorizados para competição, locais autorizados a colar os PETS nos quimonos, comportamento nos tatames, cidadania e treinamento, entre outras. 

Dessa forma o BJJ e o 

BJJP provam a eficácia de ser camaleão, que além de reabilitar e inserir, também proporcionam transformação e evolução sempre, fazendo com que seus alunos não se afastem dos  professores, dos mestres, dos funcionários, dos membros das federações, para que assim todos possam continuar desenvolvendo o parajiujitsu.

Autor: Duclécia santos (Duda) e José Carlos (Perninha)