CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL
CLASSE A1
AMPUTEE
CLASSE ANTERIOR: D
Amputação de membro superior. Inclui os amputados e bi-amputados de braço acima do cotovelo.
CLASSE A2
AMPUTEE
CLASSE ANTERIOR: E
Amputação de membro superior. Inclui os amputados e bi-amputados de braço abaixo do cotovelo.
CLASSE A3
AMPUTEE
CLASSE ANTERIOR: C
Amputação de membro inferior. Inclui os amputados e bi-amputados acima do joelho.
CLASSE A4
AMPUTEE
CLASSE ANTERIOR: A
Amputação de membro inferior. Inclui os amputados e bi-amputados abaixo do joelho.
CLASSE B1
BLIND
CLASSE ANTERIOR: B1
Deficiência visual total. Inclui os indivíduos de nenhuma percepção em ambos os olhos até a percepção de luz com incapacidade de reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância ou direção. Paratletas nesta categoria competem com auxílio de áudio descrição do placar e da minutagem ao longo da luta.
CLASSE B2
BLIND
CLASSE ANTERIOR: B2
Deficiência visual parcial. Inclui os indivíduos que têm a percepção de vultos, com capacidade em reconhecer a forma de uma mão até a acuidade visual de 2/60 ou campo visual inferior a cinco graus. Paratletas nesta categoria competem com auxílio de áudio descrição do placar e da minutagem ao longo da luta.
CLASSE B3
BLIND
CLASSE ANTERIOR: B3
Deficiência visual subnormal. Inclui os indivíduos que conseguem definir imagens com acuidade visual de 2/60 a 6/60 ou campo visual entre cinco e 20 graus. Inclui também os monoculares. Paratletas nesta categoria competem com auxílio de áudio descrição do placar e da minutagem ao longo da luta.
CLASSE C1
COGNITION
CLASSE ANTERIOR: O
Diagnósticos clínicos de deficiências cognitivas que incluem, mas não se limitam, os transtornos do espectro autista (TEA) e os transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
CLASSE C2
COGNITION
CLASSE ANTERIOR: O
Diagnósticos clínicos de deficiências cognitivas que incluem, mas não se limitam, a síndrome de Down e outras condições sindrômicas onde o aprendizado técnico não seja comprometido.
CLASSE C3
COGNITION
CLASSE ANTERIOR: O
Deficiências intelectuais e cognitivas. Inclui os indivíduos com qualquer grau de incapacidade funcional ou clínica das funções cognitivas onde o aprendizado técnico não sejam comprometido.
CLASSE D1
DEAFNESS
CLASSE ANTERIOR: F
Deficiência auditiva total bilateral. Inclui os indivíduos com ausência total de audição. Paratletas nesta categoria lutam sem o uso do aparelho auditivo.
CLASSE E1
ENCEPHALO
CLASSE ANTERIOR: O
Indivíduos com deficiências cognitivas e motoras severas secundárias a traumatismo crânio-encefálico (TCE).
CLASSE E2
ENCEPHALO
CLASSE ANTERIOR: O
Indivíduos com deficiências cognitivas e motoras moderadas ou leves secundárias a traumatismo crânio-encefálico (TCE).
CLASSE E3
ENCEPHALO
CLASSE ANTERIOR: L
Complicações do Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Acidente Vascular Encefálico (AVE). Indivíduos que com sequelas de AVC/AVE que comprometam a mobilidade dos membros em qualquer configuração e consigam manter-se eretos na posição sentados sem auxílio.
CLASSE E4
ENCEPHALO
CLASSE ANTERIOR: N
Encefalopatias congênitas ou de outra natureza não traumática. Indivíduos com cognição e/ou mobilidade comprometidas devido à doenças neurológicas de diferentes origens. Incluem as paralisias cerebrais de qualquer origem.
CLASSE E5
ENCEPHALO
CLASSE ANTERIOR: N
Esclerose múltipla ou outras condições que comprometem a função cerebral, o nervo óptico e/ou a medula espinhal. Incluem disfunções neurodegenerativas progressivas.
CLASSE i1
IRREVERSIBLE PARALYSIS BY POLIOMYELITIS
CLASSE ANTERIOR: J
Complicações graves e irreversíveis de poliomielite. Indivíduos com sequelas severas de poliomielite nos membros superiores.
CLASSE i2
IRREVERSIBLE PARALYSIS BY POLIOMYELITIS
CLASSE ANTERIOR: J
Complicações graves e irreversíveis de poliomielite. Indivíduos com sequelas severas de poliomielite nos membros inferiores.
CLASSE i3
IRREVERSIBLE PARALYSIS BY POLIOMYELITIS
CLASSE ANTERIOR: i
Complicações leves ou moderadas e irreversíveis de poliomielite. Indivíduos com sequelas leves ou moderadas de poliomielite nos membros superiores.
CLASSE i4
IRREVERSIBLE PARALYSIS BY POLIOMYELITIS
CLASSE ANTERIOR: i
Complicações leves ou moderadas e irreversíveis de poliomielite. Indivíduos com sequelas leves ou moderadas de poliomielite nos membros inferiores.
CLASSE K1
VERTEBRAL DISK
CLASSE ANTERIOR: K4
Lesão medular cervical. Indivíduos com lesão nos segmentos cervicais (C1 a C8), os quais são relacionados aos movimentos e sensibilidade da região cervical e dos membros superiores.
CLASSE K2
VERTEBRAL DISK
CLASSE ANTERIOR: K3
Lesão medular torácica alta. Indivíduos com lesão nos segmentos torácicos superiores (T1 a T7), os quais são relacionados aos movimentos e sensibilidade do tórax e parte dos membros superiores.
CLASSE K3
VERTEBRAL DISK
CLASSE ANTERIOR: K2
Lesão medular torácica baixa. Indivíduos com lesão nos segmentos torácicos inferiores (T8 a T12), os quais são relacionados aos movimentos e sensibilidade do abdome e parte dos membros superiores.
CLASSE K4
VERTEBRAL DISK
CLASSE ANTERIOR: K1
Lesão medular lombar. Indivíduos com lesão nos segmentos lombares (L1 a L5), os quais são relacionados aos movimentos e sensibilidade dos membros inferiores.
CLASSE L1
LES AUTRES
CLASSE ANTERIOR: N
Inclui indivíduos com deficiência motora não contemplada nas classes anteriores. Classificação sujeita à análise do Departamento de Classificação Funcional da FBJJP.
CLASSE L2
OUTROS
CLASSE N
INCLUI INDIVÍDUO COM DEFICIÊNCIA MOTORA SOMENTE NOS MEMBROS SUPERIORES QUE NÃO SEJA COMTEMPLADA NAS CLASSES ANTERIORES. CLASSIFICAÇÃO SUEJEITA À ANÁLISE DO DEPARTAMENTO DE CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DA FBJJP.
CLASSE L3
OUTROS
CLASSE N
INCLUI INDIVÍDUOS COM DEFICIÊNCIA MOTORA SOMENTE NOS MEMBROS INFERIORES QUE NÃO SEJA COMTEMPLADA NAS CLASSES ANTERIORES. CLASSIFICAÇÃO SUJEITA À ANÁLISE DO DEPARTAMENTO DE CLASSFICAÇÃO FUNCIONAL DA FBJJP.
CLASSE N1
NANISM
CLASSE ANTERIOR: M
Nanismo. Inclui os indivíduos com baixa estatura derivada de displasia esqueléticas como acondroplasia, hipocondroplasia ou qualquer outro distúrbio congênito que comprometa o crescimento.
CLASSE P1
PLEXUS
CLASSE ANTERIOR: H
Lesão total do plexo braquial. Inclui os indivíduos com nervos do plexo braquial danificados por alongamento, pressão ou corte, nos quais a mobilidade do braço, uni ou bilateralmente, seja totalmente comprometida.
CLASSE P2
PLEXUS
CLASSE ANTERIOR: G
Lesão parcial do plexo braquial. Inclui os indivíduos com nervos do plexo braquial danificados por alongamento, pressão ou corte, nos quais a mobilidade do braço, uni ou bilateralmente, seja parcialmente comprometida.


Consultoria Técnica: Mário Edson Oliveira Silva, Elcirley Luz Silva, Cleverson Fidelis e Mário Henrique Almeida Torquete.

NOTAS IMPORTANTES:
[I] A nova classificação funcional da FBJJP visa universalizar as categorias do Jiu-Jitsu Paradesportivo mundial. [II] Todas novas categorias apresentam subclasses numeradas ondea subcategoria 1 (um) refere-se a forma mais severa da característica contemplada naquela categoria. [III] Categorias onde ainda não haja subdivisões também são denominadas com o numeral 1 (um). Desta maneira, atualizações futuras deverão ser incluídas na sequência (2, 3, 4, etc). [IV] Letras do alfabeto que não tenham sido usadas nesta versão, ficam reservadas na sequência para possíveis atualizações futuras. [V] Durante o período de transição para a nova classificação funcional da FBJJP, duas informações devem ser compartilhadas com os usuários para fins didáticos: 'Analogia Fonética' refere-se ao fonema em inglês usado para a associação com a nova nomenclatura, como Amputee para Classe A e Blind para Classe B. 'Classe Anterior' refere-se à nomenclatura usada até 2021 para designar a classificação funcional da categoria em questão.